Porque acho que Vieira acabou de vez

Talvez eu esteja a ser um otimista bacoco, mas não me revejo nas visões que dizem que o Vieira continuará com poder nos destinos do Benfica. Darei vários argumentos:

  1. Vieira é um zé-ninguém que subiu na vida à boleia de opacidade. Chegou a presidente do Benfica com a missão de ser um idiota útil, um boneco de Ricardo Salgado para manter o Benfica sob controlo. Agora que saiu de cena, continua a ser um idiota, mas deixou de ser útil. Como tal, voltou a ser o zé-ninguém que sempre foi.
  2. Mesmo sendo um idiota útil, a importância de Vieira como elo de ligação ao dono-disto-tudo foi-se diluindo ao longo do tempo. A partir do momento em que, a mando do BES, entrou no Benfica Domingos Soares de Oliveira, Ricardo Salgado ganhou outro boneco para exercer a sua influência. Hoje, Salgado saiu de cena, mas há outros DDTs com interesses no Benfica. Lá continuando DSO, o elo para exercer poder continuará, logo, mais uma vez, Vieira não acrescenta nada que já não exista.
  3. Ter passado anos a comprar os opositores com tachos e tachinhos tem uma vantagem evidente: afaga toda a crítica. É a velha máxima: mantém os amigos perto e os inimigos ainda mais perto. Tem contudo uma desvantagem enorme: essas pessoas não são pessoas que em Vieira confiavam. Todos os sem-espinha que ao lado de Vieira estiveram estes anos são pessoas que não se podiam estar mais a marimbar para ele. São pessoas calculistas que, à primeira oportunidade, não hesitariam a apunhalar Vieira. Foi o que aconteceu. Até agora, acataram e engoliram tudo o que foi feito porque o tacho é bom e estavam em situação de inferioridade. Agora, estando por cima no jogo, não darão valor algum ao que Vieira disser.

Vieira deu ontem a entender que se quer manter no jogo. Quem fica vai querer dar a entender que Vieira é um “amigo”, pois, como um castelo de cartas, se Vieira cair demasiado, pode levar com ele gente que hoje está de pedra e cal no Benfica. Contudo, se é verdade que o vieirismo permanece bem vivo, a esfera de influência de Vieira felizmente acabou.

4 thoughts on “Porque acho que Vieira acabou de vez

  1. Escrevi o seguinte, noutro blog benfiquista, num post intitulado ” RGS Anunciou, Vieira Reagiu e Salgado Confirmou: Teremos Eleições em 2023″:

    O último estertor de um “moribundo”.
    LFV morreu para o Benfica.

    Servirá apenas para a CS dragarta lançar lama para o clube, a cada diligência judicial que o envolva.

    Aqueles que exercem o seu poder rodeando-se de gente alimentada a vil metal, têm invariavelmente o mesmo fim, quando caem em desgraça. Têm uma autêntica guarda pretoriana, enquanto dominam o poder.
    Mas para quem os rodeia só a própria sobrevivência interessa. E não hesitem em espetar uma faca no antigo chefe, se a própria sobrevivência estiver em causa.

    A próxima intervenção pública de LFV, em que se refira aos antigos correligionários dos órgãos sociais, já não será tanto o “eles disserem isso?”
    Será mais do género “também tu Brutus?”.

    Gostar

  2. como diria o outro o anuncio da minha morte foi claramente exagerado e penso que é este ainda o caso.

    o que afirmas tem toda a razão de ser para cargos eleitos, mas o grave e mais perigoso não são estes são todos aqueles homens de mão, e de confiança, que ele foi metendo no clube que lhe permanecem fieis, e vão permanecer, que circulam pelo clube, à volta do clube e pela televisão.
    e duvido muito que o rui tenha a capacidade para se ver livre deles.

    Gostar

  3. Ao contrário do que afirma LFV não morreu de vez para o Benfica, antes pelo contrário ele foi um dos vencedores da noite eleitoral, não só porque Rui Costa venceu, como pelo simples facto de ter sido referido pela sua obra de 18 anos, no discurso de tomada de posse.
    Mas acima de tudo ficará na história do Benfica, pelas infraestruturas de que dotou o clube, a profissionalização e a recuperação financeira, para além de voltar a meter o clube a vencer no futebol e nas modalidades masculinas e femininas.
    E até quando Rui Costa conseguir avançar com a ampliação do Seixal ou o Centro de Alto Rendimento das Modalidades… estará a dar continuidade a LFV.

    Gostar

  4. então o sucessor do mais melhor presidente de sempre teve mais votos e mais percentagem que o iluminado e mesmo assim saiu vencedor das eleições, é só rir com estes contorcionistas.
    vamos ver é se ele não fica na historia pela mesmas razões que o vale ficou.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s