As razões do insucesso – Um desenho para pulhas.

Ser funcionário na comunicação do Benfica é um ofício muito peculiar. Por um lado, na maior parte do tempo, é um trabalho fácil pois basta seguir acriticamente a cartilha por alguns definida. Por outro, nalguns momentos de exceção, exige uma criatividade extraordinária que só os melhores possuem.

Nas últimas semanas, com a época do Benfica irremediavelmente destruída, essa critividade foi posta à prova e de que maneira! Tal culminou num exercício que qualquer pessoa desapaixonada tem que louvar. E digo-o sem ironia! É que o trabalho apresentado hoje, isto é, o rol de desculpas que arranjaram para justificar o insucesso do Benfica, é algo que não está ao alcance de qualquer um. Eu aqui confesso, tenho que valorizar os profissionais do Benfica, porque há coisas que eu nunca na vida teria capacidade para me lembrar.

  1. O Benfica não teve férias. Diz-se que uma semana de férias após 13 meses de competição não chega. Competição intensa! Mas, claro, compreendo, aqueles 3 meses em que todos estiveram em casa, sem quase responsabilidades e com o salário recebido por inteiro, devem ter sido meses angustiantes perante tanto esforço. Admira-me como não houve lesões musculares nessa fase.
  2. A direção e a equipa técnica tiveram apenas 45 dias para preparar uma época. Aquela conversa de que as épocas são preparadas com meses de avanço pelos vistos não era bem assim, e este ano, por causa do maldito covid, teve de se fazer tudo em 45 dias. Arranjar um treinador, uma equipa técnica, jogadores, et cetera, ligar a esta gente toda e convencê-los a vir para o Benfica, tudo isto em 45 dias? Como é que podíamos exigir mais em tão pouco tempo?…
  3. As seleções. As seleções são de facto uma inutilidade, para mais quando houve jogos de cariz amigável a ser disputados. Como o Benfica é a única equipa portuguesa com jogadores internacionais, saiu bastante afetada pelos compromissos das seleções. Pobre coitado do Jesus, que queria treinar e não podia…
  4. Depois chegaram as lesões. Uma razia de lesões. André Almeida e Grimaldo. Como é que uma equipa aguenta tantas lesões em simultâneo? Não é fácil…
  5. Depois veio o covid. Mais uma razia. Três titulares de uma assentada. Weigl, Taarabt e Darwin. Imenso tempo parados, falham o total de 1 jogo. Mais uma contrariedade. Mesmo assim, o Benfica estoicamente aguenta em todas as frentes até quase ao final de 2020!
  6. Em vésperas do Natal uma notícia que ninguém queria ouvir: Pizzi, um jogador insubstituível, tem covid. Por causa dessa ausência de peso, o Benfica perde a Supertaça. Se Pizzi tivesse jogado, o Porto nem cheirava.
  7. Depois vem o jogo contra o Santa Clara. Contra uma equipa destas não há hipóteses, ou se vai na máxima força, ou o poderio dos açorianos vem ao de cima. Ora, o Benfica não pode contar com 5 suplentes e Gabriel por causa do covid. E depois o Gilberto lesinou-se. E ainda por cima estava a chover. Obviamente, o Benfica só podia escorregar, literal e figurativamente. Só um pulha é que podia exigir mais nestas circunstâncias.
  8. Após um período mais complicado com muitos jogadores com covid veio o derby. O Benfica contava com uma baixa de peso, nomeadamente JJ, mas mesmo assim jogou muito bem! Mas o futebol é injusto, e o Sporting, sem merecer, lá ganhou… Foi sorte e foi batotice, porque eles só ganharam porque o Palhinha jogou durante 15 minutos. Sem ele não iam lá.
  9. Em Janeiro, mais um contratempo. O centro da defesa, com Otamendi e Vertonghen, não dava garantias. Era claríssimo para toda a gente. Ainda se tivessemos um jogador com a experiência do Gonçalo Inácio ou assim, ainda dava para disfarçar, mas não havia tal coisa, por isso o Benfica teve que ir ao mercado. Qual é que foi o problema? O jogador perfeito jogava numa equipa muita boa que foi à final da Copa dos Libertadores. Resultado: não pudemos contar com Lucas Veríssimo durante todo o mês de Janeiro e o coitado foi forçado a estrear-se quase sem treinar. Com o Veríssimo na defesa, aquela sequência de jogos Vitória-Famalicão-Moreirense onde perdemos 4 pontos nunca acontecia, até porque termos sofrido 1 golo (de penalty) em 3 jogos é péssimo. Mas lá está, termos sido forçados a jogar com um internacional belga e outro argentino, não dava para esperar mais…
  10. E se já não bastasse, os árbitros são uns gatunos!
  11. Pelo contrário, o Sporting, este ano, é só vantagens. Teve mais dias de férias (que sorte a deles, não tiveram que perder tempo a disputar uma final da Taça!), a equipa é praticamente a mesma (uns meros 13 jogadores novos), tiveram sorte no mercado porque os craques que foram buscar não jogavam em equipas com aspirações continentais por isso puderam chegar a tempo e horas, e foram inteligentes porque ninguém quer saber da Europa então eles trataram de perder logo ao início. Ainda por cima tiveram sorte, porque nem tiveram que perder tempo a viajar de avião.

Mas o importante é ter pensamento positivo. Esta equipa está agora a engrenar, por isso o mais provável é que os próximos 12 do campeonato correspondam a 12 vitórias e assim a uma pontuação final de 81 pontos. PENSAMENTO POSITIVO, MALTA!

Eu nunca pensei dizer isto este ano, mas, na sequência do que referi na introdução deste texto, estou genuinamente surpreendido com o bom trabalho dos profissionais do Benfica. Está aqui um servição, extremamente completo e extremamente bem feito. É pena que tanta energia e tanta competência tenha sido gasta apenas para demonstrar o óbvio, ou seja, para demonstrar que a direção do Benfica não tem qualquer culpa no que se está a passar este ano. É que isso está à vista de todos. Alguma vez Vieira cometeria um erro? O único erro que ele cometeu foi despedir o Fernando Santos, porque tudo o resto ele faria tal e qual!

Portanto, no final de contas, os meus parabéns à comunicação do Benfica. Fiquei fã.

PS: Neste texto, obviamente irónico, não abordo o jogo não adiado contra o Nacional. Se vários clubes, incluindo o Sporting, puderam ver os seus jogos adiados, não faz sentido que o Benfica tenha sido forçado a ir a jogo. Além disso, abordo muito ao de leve a arbitragem porque também acho que alguns dos 13 pontos de desvantagem encontram neste aspeto uma justificação. São dois pontos onde claramente o Benfica tem razões de queixa, mas que não justificam nem 25% desta época.

PS 2: Para deixar claro, obviamente, acho o caso Palhinha um absurdo, que só aconteceu porque o campeonato português é um campeonato de 3º mundo.

7 thoughts on “As razões do insucesso – Um desenho para pulhas.

  1. as desculpas são do mais ridículo que existe mas se o tempo que esta malta gastou a pensar nisto o tivesse feito a defender o clube, e não apenas branquear a imagem do presidente, o que não beneficiávamos disso.
    mas isto é tão calimero, ainda por cima metendo os outros clubes ao barulho, que qualquer dia ainda estamos pior que os outros.

    mas já gora não era um argumento deste avençados, ainda por cima somos nós que os pagamos, que para defender o indefensável do retorno deste treinador que só ele, por conhecer o clube e o futebol português, era o único capaz de pegar de imediato na equipa.
    agora pelos vistos precisava de uma pré época extra grande, e ainda tinha jogadores que treinou da ultima vez, olha se não tivesse nem sei como é que seria.

    o que é extraordinário é esta malta ter o desplante de utilizar como desculpa a pouca vergonha que se passa no futebol em portugal mas depois não se questione sequer sobre o silencio ensurdecedor, e conivente por isso, da direcção.
    que queiram ser parvos é lá com cada um agora não venham é querer fazer dos outros parvos, é que podemos ser pulhas mas não somos idiotas.

    Gostar

      1. eu também acho que temos razão mas eles só falam nelas como forma de desculpa, quando as coisas estão mais ou menos, ficam calados.
        e até deveria ser nas alturas que as coisas estão mais ou menos, e a pouca vergonha é a mesma, que deveriam falar.

        mais se acham que a pouca vergonha é tão determinante porque não exigem a quem dirige tomadas de posição à altura.

        Gostar

  2. LFV e sus muchachos estao convencidos que os Benfiquistas sao atrasados mentais.
    Tratam-nos como “clientela”. Investem em tentar manter a maioria num sono profundo. De preferencia que esquecam que existe um SLB historico, com valores e dignidade.

    E nem se apercebem no impacto negativo que tudo isto tem na vida do Clube.
    E um tempo negro na vida do SLB.
    Que espero tenha um fim mais cedo do que tarde. So nao vislumbro e como.
    Ha que continuar a expressar a frustracao e descontentamento de todas as formas possiveis e esperar que se crie um movimento de fundo que leve a que desta vez se desenvolva uma oposicao credivel e Benfiquista.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s