À vista desarmada: Desmontando a cartilha

Um dos argumentos mais batidos para defender a OPA é a de que quem mais vai ganhar com ela é quem no passado salvou o Benfica. Pois bem, pode até aplicar-se nalguns casos, mas, para José António dos Santos, o tal amigo de Vieira que vai amealhar cerca de 15 milhões, isso não é verdade.

Ainda não foi há três anos que José António dos Santos comprou 8% das ações do Benfica. Ele já tinha uma percentagem da SAD, mas, em Junho de 2017 num negócio com o Novo Banco, comprou quase 2 milhões de ações por um valor tão irrisório como 1.05€ por ação. Isto aconteceu nem 3 meses depois de José António dos Santos ter adquirido 840 000 ações à Somague, num negócio de valor indiscriminado. Feitas as contas, considerando que JAS pagou o mesmo valor por ação à Somague (por era mais ou menos esse o seu valor na altura), este negócio custou a José António dos Santos 2.8 Milhões de euros. Hoje, caso a OPA aconteça, essas ações poderão render-lhe mais de 13.3 Milhões de euros.

Para quem ainda não entendeu o que se está a passar, estamos perante um caso em que um amigo de Vieira vai lucrar, em dois anos, mais de 10.5 Milhões de euros. Por isso, para todos os que defendem a filantropia do senhor, espero que isto seja explicativo o suficiente.

Repito, dos objetivos da OPA nada sei, mas sei que há muita gente que vai lucrar muito. Em comum, os maiores beneficiários têm uma coisa: são amigos do presidente do Benfica (ou são o próprio presidente).

Comunicados da CMVM: https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/fsd303338.pdf ; https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PQ63613.pdf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s