Rui Pinto bom, Rui Pinto mau

Existe um Rui Pinto bom. Esse Rui Pinto, um “apaixonado” pelo futebol, “preocupado” com a opacidade que reina nesta modalidade e na vida dos seus protagonistas, expos muita coisa que de facto era suja. E diga-se, houve consequências associadas a esses leaks, que o diga por exemplo o FC Twente.
Só que depois existe um Rui Pinto mau. Esse Rui Pinto já não é tão preocupado com a opacidade no futebol. Pelo contrário, vendo quão lucrativo isso poderia ser, tentou extorquir uma dessas empresas bastante questionáveis, neste caso a Doyen, para manter confidenciais informações que poderiam ser importantes.

Existe um Rui Pinto bom. Esse Rui Pinto pegou em material comprometedor e entregou-o a jornalistas independentes, para que eles pudessem fazer um trabalho sério e imparcial, que pudesse informar os cidadãos sobre o que de sujo estava a acontecer nos bastidores do futebol e pelos vistos do mundo empresarial angolano.
Só que depois existe um Rui Pinto mau. Esse Rui Pinto roubou informação confidencial acerca do Benfica e entregou-a diretamente aos maiores rivais, sabe-se lá a troco de quê, para que estes pudessem truncar informação ou, pior, fazer uso de informação confidencial para daí obter vantagens empresariais.

Existe um Rui Pinto bom. Esse é o alegado criador do Football Leaks e agora também alegado autor dos Luanda Leaks, um excelente veículo para atingir o seu fim mais nobre. Tenho sérias dúvidas que tudo isto seja trabalho de um homem só, mas sendo Rui Pinto o único rosto conhecido, atribuo-lhe assim a autoria total até prova em contrário.
Só que depois existe um Rui Pinto mau. Esse é o criador de blogs onde eram depositados milhares de emails do Benfica, sem qualquer interesse público, com o suposto argumento de que estava a desmascarar um polvo que é o Benfica. Isto é particularmente irónico porque, apesar de descritos alguns comportamentos pouco éticos, a imagem que fica é precisamente a oposta, isto é, a de que o Benfica é um clube sério dado o panorama geral.

Enquanto Benfiquista, eu agradeço a Rui Pinto. Afinal de contas, foi por causa dele que se souberam de acontecimentos muito pouco transparentes a envolver o Benfica, como os 4M de euros que pagámos ao Atlético pela opção de compra de dois jogadores ou como o afamado pagamento do casamento da filha de Domingos Soares de Oliveira. Não é que seja surpreendente que há quem se aproveite do Benfica para proveito próprio, mas é sempre preferível afirmá-lo com provas.
Enquanto cidadão português, também agradeço a Rui Pinto. Este caso Luanda Leaks é também algo que não choca, porque só alguém muito desatento ou alguém muito hipócrita é que acreditava que o império da família Dos Santos era algo “limpo”, mas a verdade é que muitos dos que agora estão a sair de cena não o fariam se não tivesse havido este leak.

No entanto, enquanto Benfiquista, só posso desejar a cadeia para Rui Pinto. Porque alguém que pega em documentos contendo relatórios de scouting, dados médicos, estratégias de mercado e negociações em curso, e oferece-as (repito, ainda estamos para saber a troco de quê) aos dois principais concorrentes, certamente não age com o objetivo de tornar o futebol uma modalidade mais limpa. Pelo contrário, compactua com um ato de pura espionagem industrial, e isso só tem que dar cadeia.
Enquanto cidadão português, sou obrigado também a desejar a cadeia para Rui Pinto. Um bom samaritano, alguém cujo único interesse é fazer o “bem”, não tenta fazer fortuna com a informação que roubou. Se a informação roubada compromete alguém por atos reprováveis, quem a rouba entrega-la por um lado a quem possa investigar e julgar esses atos e por outro a quem os possa amplificar. Um sujeito que pega em informação comprometedora e tenta ganhar dinheiro com isso faz parte da teia, e merece tanto a cadeia quanto aqueles que estão comprometidos.

Rui Pinto é isto, é um poço de incongruências. Por um lado, Rui Pinto é de facto um whistleblower, porque tornou pública muita coisa opaca. Por outro, Rui Pinto é um oportunista cujo interesse não é melhorar o mundo mas sim a sua conta bancária. Sabe-se que Rui Pinto tentou extorquir a Doyen, fica a questão se e quanto terá recebido também das entidades que mais lucraram com os emails do Benfica. No meio disto, há algo que me chateia particularmente, que é a tentativa de colocar uma auréola sobre a cabeça de Rui Pinto, como se ele fosse a encarnação do bem e uma vítima do mal. Não, Rui Pinto não é nenhum santo. É verdade que o seu trabalho permitiu desmascarar verdadeiras lixeiras a céu aberto, mas ao mesmo tempo criou outras lixeiras. No entanto, a opinião pública vai sendo manipulada para que apenas o primeiro facto seja considerado. No meio disto tudo, a maior vítima do Rui Pinto mau é o Sport Lisboa e Benfica. Infelizmente, ao invés de desenhar uma estratégia de comunicação consertada e eficaz para expor os factos que menciono neste texto, o Benfica remete-se ao silêncio, ignorando que vitórias a nível judicial que possamos vir eventualmente a ter no futuro não apagam uma imagem depreciativa que durante anos se tem vindo/se irá a propagar. Cabe-nos a nós, Benfiquistas, não deixar que isso aconteça, numa luta que nunca foi fácil.

3 thoughts on “Rui Pinto bom, Rui Pinto mau

  1. para começo ele será sempre um criminoso já que roubou a outros aquilo que não era dele.

    coisa diferente é ter na posse, sem roubar ou invadir, e divulgar como fez o snoden.

    até podemos admitir que mesmo ele roubando ao dar a outros para investigar esteja a fazer uma boa acção, ainda que por meio enviesados.

    mas quando ele opta por extorquir a alguns ele é sempre um reles criminoso.
    fica a duvida se ele não tentou extorquir a todos e os que nem lhe responderam, ou disseram não, ele como represália divulgou.

    agora uma coisa é clara mesmo que ele tenha feito uma, ou mais, boa acção e até de modo altruísta isso não lhe dá carta branca, nem é atenuante, para cometer crimes ou para os crimes que cometeu.

    Gostar

  2. Não consigo perceber aonde está o Rui Pinto bom.Porque razão não entregou as informações que possuía ao M.P.` e o fez a um consórcio de jornalistas?Um ladrão é sempre,sempre,um ladrão.

    Gostar

  3. Ladrão que rouba ladrão…
    Agora se os Benfiquistas tivessem um mínimo de honestidade, também gostavam que as denúncias do RP fossem investigadas.
    A verdade é que o importante é vencer a qualquer custo…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s