Um Benfica com vistas curtas…

Há alguns meses atrás, após a conquista do campeonato, escrevi que o maior desafio da secção de futsal do Benfica estava apenas a começar. Escrevi tal porque, mais difícil que ganhar uma vez por outra, é ganhar de forma regular.

Escrevi também que uma das coisas que deveria ser feita era fechar o ciclo de Joel Rocha. Trata-se de um bom treinador, mas bastante desgastado, sendo que evidências disso são o facto de sermos cada vez menos consequentes nas bolas paradas e no 5vs4, quer defensivo quer ofensivo. Havia assim a possibilidade de Joel Rocha sair em grande. Pelo contrário, ele ficou.

Mas se, não concordando, consigo compreender a manutenção de Joel Rocha (por ser um treinador campeão), não consigo compreender a miserável abordagem ao mercado. Um Benfica com uma situação financeira extraordinária, com lucros de vários milhões (e que agora até se dá ao luxo de reforçar a sua posição na SAD), decidiu desinvestir na equipa de futsal, sendo tal totalmente paradoxal com o desafio que mencionei no primeiro parágrafo. A chave do sucesso no ano passado foi muito provavelmente o reforço da posição de fixo com um dos melhores do mundo: Tolrà. O que se fez este ano? Fomos um benfiquinha porreiro que deixou sair esse fixo para o El Pozo, mesmo ele tendo contrato, tendo-o substituído com o jogador do El Pozo que perdeu o lugar com este negócio. Por outras palavras, demos ao El Pozo caviar e contentámo-nos com atum enlatado. Alguém consegue explicar a lógica por detrás disto? Além disso, deixámos sair um pivot e não contratámos nenhum.

O resultado é algo previsível: temos hoje uma equipa mais fraca que no ano passado porque o nosso lote de jogadores não-formados localmente não chega e as repercussões já se sentem. Há a tendência de dizer que estamos bem porque estamos em primeiro. A realidade é que na única competição interna que já está decidida, fomos humilhados pelo Sporting, e na Europa, o mais certo é ficarmos pelo caminho.

A exigência dos Benfiquistas tem uma razão de ser: forçar o clube a estar sempre no máximo das suas capacidades, de tal forma que, a perder, perde-se com a consciência tranquila de que mais não poderia ter sido feito. No entanto, em várias modalidades, tem-se perdido por incompetência própria. Há quem associe a derrota de hoje no futsal ao azar. É certo que calhámos no grupo da morte, em que estão (na minha visão) 3 das 6 melhores equipas do mundo (sendo o Benfica uma delas). Curiosamente, fomos derrotados pela única que não incluo nesse lote. Porém, a desculpa do azar não cola quando não todo um planeamento roça o amador.

É então por isso que termino esta reflexão questionando algo que insistentemente tenho vindo a questionar há imenso tempo: quando é que Domingos Almeida Lima se demite, dando o lugar a alguém que seja realmente competente e que tenha pelo menos ambição para devolver o Benfica às conquistas?

4 thoughts on “Um Benfica com vistas curtas…

  1. Uma pergunta por curiosidade, sabes se o Domingos Almeida Lima está no lote dos dragartos que vão dominando os corpos directivos?
    Quanto ao negócio com o El Pozo, cheira-me a Robertada como acontece nos negócios com o Atlético de Madrid…
    Talvez já hajam por lá umas cláusulas com direito a comissões!

    Gostar

      1. DAL faz parte da direcção do clube, e para tal precisa de ser socio e com vários anos, não é um funcionário da sad como são vários nas condições que dizes que não precisam de ser nem sócios nem adeptos do clube.
        o vale também era sócio e isso não nos garantiu nem qualidade nem honestidade.

        Gostar

  2. eu também achei que era o momento do joel sair, até porque saia pela porta grande, mas mais uma vez tem sido marca no clube manter os treinadores para alem do seu prazo de validade quando é nítido e notório o seu enorme desgaste nunca aproveitando as fases que os permitiam sair com uma áurea boa.
    foi assim com o rui, com o leonardo jardim, embora este não chegou ao despedimento, e com o pedro nunes e o mais certo é acontecer com o joel.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s