Toupeira por conveniência

Soube-se hoje que a SAD do Benfica não vai a julgamento por causa do E-toupeira. Qualquer pessoa minimamente inteligente só podia esperar isso. Quem perder um pouco de tempo a ler o acórdão, percebe facilmente porquê: a acusação à SAD foi feita com base em suposições não corroboradas com provas. O acórdão dá a ideia que o Ministério Público acusou a SAD apenas porque sim, com base em crenças. Cadê imparcialidade?

Eu já acompanho o Benfica há anos suficientes para não confiar a 100% (nem perto) nas pessoas que nos dirigem.
No entanto, também acompanho o futebol português há tempo suficiente para saber o que aconteceu. Consta que Paulo Gonçalves pediu favores a um funcionário judicial para saber como estavam alguns processos. Assim que tal se soube, os nossos rivais, alavancados pela comunicação social, disparataram ao ponto de tornar isto um caso desportivo. Sim, isto resume-se ao ridículo de se dizer que o Benfica devia descer de divisão porque PG usou favores para obter informações em segredo de justiça. Por outras palavras, acompanho o futebol português há tempo suficiente para saber que tudo isto não passa de uma cortina de fumo criada por parte de pessoas que apenas querem denegrir a imagem do Benfica, porque a ligação é de tal forma desprovida de lógica que só se explica conforme o fiz.
Também acompanho a nação Portugal há anos suficientes para saber que isto é o pão-nosso-de-cada-dia em Portugal. Aquilo que PG fez, pessoas do Porto fazem, pessoas do Sporting fazem, jornalistas fazem (se bem que quando são estes, por hipocrisia, são apenas “fontes”), CEOs de empresas importantes que nada têm a ver com futebol fazem, enfim, todos fazem. O segredo de justiça, em Portugal, é uma fantochada, e ninguém pode ser ingénuo ao ponto de não o reconhecer.
Por isto mesmo, mesmo que não simpatize com os nossos dirigentes, não fico minimamente surpreendido com esta vitória judicial, porque isto não foi mais que jogo sujo cheio de nada.

Porém, importa dizer outra coisa: se este jogo sujo teve o impacto que teve, também foi culpa do Benfica, em particular do seu anedótico Departamento de Comunicação. Os pontos que referi no parágrafo anterior são senso comum. Porque é que se assistiu a um silêncio ensurdecedor? O Benfiquista comum mais desinformado (sim, é irrealista pensar que todos os Benfiquistas têm de estar informados sobre tudo o que rodeia o clube), bombardeado com contra-informação diária, defendiam-se como podiam, só que por vezes eram vencidos pelo cansaço e outras vezes eram vencidos por ignorância. A mentira foi contada tantas vezes que quase se tornou verdade. Porque é que pessoas que são pagas para defender o Benfica não decidiram ajudar a desmascarar publicamente o que se passou?

Enfim, o mal está feito e felizmente os tribunais não foram em cânticos do vigário. Por isso, está na altura de atacar. Está na altura de atacar a sério nos tribunais e está na altura de atacar a sério em termos comunicacionais. Os Benfiquistas merecem um Benfica que os defenda das humilhações injustas que passaram. Tem a palavra a direção.

Anúncios

2 thoughts on “Toupeira por conveniência

  1. concordo plenamente.

    mas quando se trás para dentro clube uma pessoa como pg com o passado que ele tinha, com passagem pelos dois clubes mais corruptos nacionais e que passou por lá no auge dessa corrupção outra coisa não seria de esperar, e este é que eu acho que é o aspecto mais grave da coisa.

    alias nem foi preciso eles ficarem a saber de nada considerando que ele devia fazer o mesmo quando trabalhou para eles era só antecipar que iria continuar a fazer o mesmo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s