Promovamos o desportivismo

Ontem, partilharam comigo este link – http://www.velocidades.pt/?p=118343 . Resumidamente, numa prova de karting, João Gouveia (que de acordo com o cronista já não poderia vencer) esperou por Maria Germano (líder do campeonato) e abalroou-a quando a menina se preparava para vencer.

Esta notícia passar-me-ia despercebida não fosse João Gouveia apoiado… pelo Sport Lisboa e Benfica. Ora, dito isto, tamanha falta de desportivismo e fairplay não pode passar impune, pois no Benfica existem valores que têm que ser respeitados.

Na gestão desta situação, é preciso ter em conta que se tratam de miúdos. Maria tem 8 anos, João terá entre 9 e 10 anos (confiando nas informações dadas aqui: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/10/02/benfica-karting-irmaos-gouveia-campeoes-nacionais). Como são miúdos, obviamente, a gestão desta situação requer especial cuidado. Se João fosse adulto, o despedimento ou o fim do patrocínio seriam o passo óbvio. Não o sendo, o Benfica, a meu ver, pode optar por um de três caminhos, no sentido de ensinar uma lição de vida a João Gouveia. Num primeiro caminho, o Benfica poderia encetar negociações para um patrocínio a Maria Germano, promovendo depois um espírito de equipa entre os dois, mostrando a João que a competitividade nunca se pode sobrepor ao desportivismo. Num segundo caminho, mais duro para o João, o Benfica acabaria com o apoio a João, substituindo-o por Maria (assim ela e os pais quisessem, claro). Eventualmente, a terceira via seria outro tratamento qualquer não sugerido por mim mas que tivesse o mesmo efeito educativo.

Não sou “consumidor” de karting, não conheço quase nada da modalidade e nem tão pouco sabia, até agora, que o Benfica apoiava meninos que praticam a modalidade. Porém, não consigo ficar indiferente a este caso, porque, no fundo, vejo um atleta relacionado com o Benfica metido num ato altamente reprovável. Bem sei que isto quase não teve impacto mediático, mas gostava de ver o Benfica fazer algo neste caso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s