O nosso emblema

Modernizar um pouco o emblema, como aconteceu em 1999? Não me importo. Revolucioná-lo? Não, por favor.

O Benfica conheceu, desde a fusão entre o Grupo Sport Benfica e o Sport Lisboa, 3 emblemas (que podiam ser adaptados em algumas ocasiões). No entanto, sempre que houve alterações no emblema, as mesmas foram pouco radicais, sendo feitas apenas no sentido de modernizar um pouco o logótipo. O emblema atual tem 7 símbolos principais, e, nos 3 emblemas que já tivemos, o único que não existe em todos é a faixa com as cores nacionais, dado que, no primeiro emblema, a faixa é branca. Eu sei que muitos não gostam, mas acho que a última mudança, em 1999, foi para melhor. Porém, quando ouço falar em revolucionar o emblema em nome de um mais fácil reconhecimento da marca, vem-me à cabeça a asneira que fez a Juventus.

O nosso emblema é tão rico em simbolismo que revolucioná-lo é um verdadeiro atentado. Se a tendência moderna é os emblemas se tornarem mais simples, então eu não quero ser moderno, porque cada pecinha do nosso logo é especial, é um pedaço de história, é um pedaço de Benfica, e se o custo de manter o emblema é perdermos uns milhares de adeptos asiáticos ou americanos, então, perdoem-me o egoísmo, que assim seja, porque há coisas que não se vendem.

Anúncios

9 thoughts on “O nosso emblema

    1. O Projeto Roquette foi uma aliança entre SCP e FCP, que visava destruir o Benfica. Mais recentemente, em 2017, o SCP e FCP fizeram outra aliança contra o Benfica. O azul, qualquer azul, não representa o FCP.

      Gostar

  1. O Azul na faixa (talvez representa o céu que a águia deseja atingir. Bonito não é?!) só mostra que não temos complexos com as cores de outros clubes lol

    Gostar

  2. Balanço de transferências (compras/vendas)

    Saldo positivo de 589,18 milhões de euros, sem contar com o dinheiro do contrato com a NOS.

    Onde estão os reforços?

    Gostar

  3. A sério! Já estou farto de perguntar e ninguém me sabe responder: qual a razão da faixa onde se inscreve S.L.B. ser azul? É que, para ser franco, isso desagrada-me de um ponto de vista estritamente estético (torna o nosso símbolo multo policromático – o azul é, tal como o vermelho, uma cor primária e acaba por ‘diluir’ esta última que é a nossa cor – para além do emblema já ter o verde). Note-se que no emblema original do Sport Lisboa essa faixa era castanha, e amarela no primeiro símbolo do SLB em 1908. Acho que não seria nenhum crime de lesa majestade recuperar o amarelo original (que já não chocaria nem anularia o vermelho do modo que o azul faz – pelo contrário, até o complementaria). Se alguém me pudesse elucidar quanto a isto eu agradecia!

    Gostar

        1. Basta ver no que se transformou a BTV, que tinha um programa realmente defensor do Benfica. Agora, não passa de um canal de propaganda ao Vieira.

          Já agora, segundo o que Miguéns escreveu no seu blogue, Vieira chegou a dizer “esse clube de m****” em relação ao Benfica, isto quando ainda estava no Alverca. Não há palavras!

          Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s