O plantel do Glorioso – Parte 3: A Lateral Esquerda

É tempo de refletir o que está bem e o que está mal, no plantel, e com isso planear a próxima época. Esta é a terceira de 7 crónicas com esse propósito, que serão concluídas com uma oitava, essa uma opinião pessoal resumindo toda esta reflexão.

Esta crónica serve para refletir sobre o lado esquerdo do sector defensivo do nosso Benfica. O Benfica tem nos seus quadros 2 laterais esquerdos na equipa sénior – Grimaldo e Yuri -, 1 emprestado – Pedro Amaral – e 2 jovens com algum potencial – Frimpong e Nuno Tavares -, excluindo portanto desta análise outros jogadores espalhados pelas equipas B, sub-23 e júnior que não têm reais hipóteses de pertencer ao plantel a curto ou médio prazo (Daniel Martins, Califo Baldé, Sandro Cruz, Ricardo Araújo, Matheus Leal, entre outros).

Grimaldo é um fora de série. Muitas pessoas não dão valor a Grimaldo por causa de alguns erros defensivos que comete, mas estamos perante um fora de série. Jogar com Grimaldo a lateral esquerdo é como ter lá um médio, tamanha a criatividade e a inteligência do espanhol. Além disso, tem uma técnica acima da média. Se jogasse noutro campeonato, estou certo que seria já internacional espanhol há muito tempo, até porque, sendo claramente inferior a Jordi Alba, não acho que Grimaldo tenha menos qualidade que Bernat, Moreno, Gayà, Nacho Monreal ou Jonny, e mesmo que Marcos Alonso não sei (todos estes à frente de Grimaldo na hierarquia). Grimaldo é um exemplo de boa gestão no Benfica. O jogador chega à equipa principal num grau de maturidade alto mas longe do seu potencial máximo, e, atingido o seu potencial máximo, dá duas ou três épocas ao clube (ou mais). Depois, se tiver essa ambição, dá o salto (se não tiver, melhor para nós), deixando os cofres cheios para investir num substituto. Grimaldo claramente tem essa ambição. Aliás, ele nunca quis comprar casa em Lisboa precisamente porque via o Benfica como um trampolim. Mas a verdade é que, mesmo tendo só 23 anos, já cá está há 3 épocas e meia. É portanto natural que se pense em deixá-lo voar. Não sei se o valenciano abandonará o clube esta época ou não. Se sair, terei muita pena, mas compreenderei, sendo indispensável um reforço digno desse nome. Se ficar, teremos que ficar felizes porque iremos usufruir deste craque mais um ano.

A escolha da alternativa interna de Grimaldo é que não correu tão bem. Yuri Ribeiro fez uma boa época no ano passado, no Rio Ave, e, face ao ciclo (bem) fechado de Eliseu, ocupou o seu lugar. Porém, Yuri foi um daqueles jogadores que sentiu o peso da camisola, demonstrando não ter o que é necessário para representar o Benfica. A aposta, em teoria, faz sentido. Yuri, não sendo um craque, parecia ter qualidade suficiente para substituir Grimaldo quando fosse necessário, com o bónus de ser da nossa formação. Só que, na prática, correu mal. Não censuro a escolha, censuro o facto de termos atacado a segunda volta sem arranjar outro jogador para o lugar dele, e censurarei se ele fizer parte do plantel da próxima época.

Pedro Amaral é um jogador na linha de Yuri. É um ano mais novo mas também é ligeiramente inferior. Não é mau jogador, mas também é insuficiente. O erro que foi apostar em Yuri seria repetido se o seu substituto fosse Amaral. De qualquer maneira, o empréstimo ao Panetolikos da Liga Grega evidencia que não entra nas contas a médio/longo prazo. E bem.

Restam Frimpong e Nuno Tavares, sendo que vou aglutinar a análise dos dois miúdos. O holandês tem 20 anos, está no Benfica há 4 anos, e foi uma boa surpresa de final de época, pois demonstra ser um lateral bastante promissor, surpreendendo quem estava habituado a ver nele um extremo fraco. Nuno Tavares é um ano mais novo e é, a meu ver, ainda mais talentoso que Frimpong. Em comum, ambos estão muito verdes para integrar a equipa principal do Benfica. Tal como defendi para Tomás Tavares, integrar um destes dois miúdos na equipa principal é queimar uma etapa muito importante no seu desenvolvimento e correr o risco de hipotecar a hipótese de eles atingirem o seu potencial máximo.

Assim sendo, se Grimaldo não sair, obrigatoriamente, temos de ir ao mercado reforçar a lateral esquerda com um jogador para ser sombra do titular. Na imprensa, ultimamente, surgiram muitos nomes que se enquadrariam neste perfil, nomeadamente, de Juan Miranda do Barcelona, de Federico Dimarco do Inter e de Rogério da Juventus. Do pouco que conheço deles, não ficava desagradado se o eleito fosse um deles. Também surgiu o nome de Tote Gomes, do Estoril, mas duvido que, mesmo que viesse, fosse para integrar a primeira equipa. O meu nome favorito, porém, não me lembro de ler na imprensa. Falo de Pedro Rebocho. Rebocho tem 24 anos, é também ele made in Seixal e já é há dois anos um dos destaques da Ligue 1. Porém, a sua equipa, o En Avant Guingamp, irá descer de divisão, pelo que o jogador está algo desvalorizado. Não me parece que Rebocho tenha qualidade para assumir a titularidade da equipa. Porém, também não encontro um jogador com melhor perfil e com a qualidade dele para assumir o papel de alternativa. Fica a sugestão.

Caso Grimaldo saia, aí sim temos que atacar em força por um substituto digno desse nome. Com esse propósito, surgiram na imprensa alguns nomes mais consgrados do que aqueles que mencionei no parágrafo anterior, casos de Alberto Moreno do Liverpool, Mário Rui do Nápoles e Leonardo Koutris do Olympiakos. Começando pelo greco-brasileiro, é bom jogador e tem um perfil ofensivo conforme precisamos. O problema é que se fala que custa 8 milhões de euros, um valor algo elevado. Já o internacional português, está na lista de dispensas do Nápoles. No entanto, o seu valor de mercado ronda os 15 milhões de euros, e mesmo que este fosse reduzido em um terço, continuava a ser um valor que não estou a ver o Benfica a pagar por um jogador de 27 anos. Por fim, há então Moreno. Moreno está em fim de contrato, pelo que viria sem contrapartidas financeiras que não o prémio de assinatura. Porém, viria auferir um salário certamente elevado. Sendo estas as três melhores soluções até ver, depreende-se que, se Grimaldo sair, vamos ter mesmo que abrir os cordões à bolsa.

Em suma, o Benfica deveria ir ao mercado por um lateral esquerdo ou dois, dependendo da manutenção de Grimaldo. Se Grimaldo sair, espero que não haja displicência na sua substituição, pois Grimaldo era um dos jogadores mais preponderantes na nossa equipa. Sobre o suplente, confesso que tenho algum receio que a estrutura tenha demasiada fé em Nuno Tavares, pois acredito que ainda não está pronto e pode-se vir queimar um jogador muito talentoso. No entanto, tudo isto são suposições, por isso, vamos aguardar por novidades.

Anúncios

7 thoughts on “O plantel do Glorioso – Parte 3: A Lateral Esquerda

  1. Assim como se queimou com Felix, Florentino, Ruben, Ferro e outros. Quando é do Seixal é queimar etapas, ,as qindo vem do esgrangeiro com 20 anos a etapa não conta. Mas estou inteiramente de acordo com a analise, o Fripong como suplente de Grimaldo ou outro DE de qualidade não me desagrada e pode ir alterando com a B, quando não é convocado.

    Gostar

    1. Caro José, está a comparar o incomparável:

      * João Félix: 2 épocas na equipa B; 31 jogos como sénior
      * Ferro: 3 épocas e meia na equipa B; 94 jogos como sénior
      * Florentino: 2 épocas e meia na equipa B; 72 jogos como sénior
      * Rúben Dias: 2 épocas na equipa B; 59 jogos como sénior

      * Frimpong: Meia época na equipa B; 12 jogos como sénior
      * Tomás Tavares: Menos de meia época na equipa B; 2 jogos como sénior

      É preciso moderação na aposta no Seixal, não se deve meter miúdos em barda só porque são miúdos do Seixal, é preciso fazê-los crescer num contexto menos exigente para depois, mais maduros, terem mais condições de para terem sucesso quando o nível de exigência e a pressão sobem.

      Gostar

      1. Para fazer os 50 jogos como sénior, é necessario apostar, ou têm qualidade ou não têm, é a unica questão. Porque a experiência só se tem, jogando.

        Gostar

  2. eu acho que independentemente de grimaldo ficar, e se ficar o mais certo é sair em janeiro ou na próxima época, que devíamos já contratar alguém com qualidade para ser o seu substituto, podendo evitar assim quebras de rendimento na transição e permitindo um eventual emendar de mão caso a solução não fosse a correcta.

    esta solução permitia ainda mais tempo ao frimpong e ao nuno tavares na b para crescerem e se tirar duvidas sobre a sua mais valia.

    Gostar

  3. Caro BC, não foi considerada a terceira via, que caso o Grimaldo fique mais uma época, penso que é a mais acertada.
    Tendo nós dois diamantes brutos, que dentro de 40/50 jogos estarão prontos para a equipa A e tendo nós o Grimaldo, com o problema da pubalgia resolvido, penso que a terceira via, o suplente de Grimaldo na próxima época, poderá ser o Cervi. Apesar de baixo (tb o Grimaldo) o Cervi tem a raça para atacar de forma consistente e defende igualmente assim assim. Seria uma solução sem custos e que poderia fazer bem a época de transição. Dito de outro modo, fazer um grande investimento num jogador que irá para o banco (o Grimaldo é muito bom) e que dentro de um ano também poderá não ser titular, pq para esta posição temos 2 (dois) jogadores de enorme potencial na B, não me parece grande aposta. Melhor seria investir num defesa direito para entrar na equipa, até porque o Almeidinhos também faria de defesa esquerdo se necessário.

    Cumprimentos Gloriosos

    OP

    Gostar

    1. O próximo titular na esquerda vai sempre precisar de um suplente, seja Grimaldo ou outro. Cervi é um jogador com muito pouca cultura tática e uma grande incógnita na posição. Almeida, mesmo com JJ, era fraco lá. Por isso, terá sempre que vir alguém para a posição.

      Sobre a manutenção de Grimaldo, gostava muito, mas tenho sérias dúvidas que aconteça. Mas é óbvio que se me perguntar qual é a minha preferência responderei Grimaldo.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s