O plantel do Glorioso – Parte 2: A Lateral Direita

É tempo de refletir o que está bem e o que está mal no plantel, e com isso planear a próxima época. Esta é a segunda de 7 crónicas com esse propósito, que serão concluídas com uma oitava, essa uma opinião pessoal resumindo toda esta reflexão.

Esta segunda crónica serve para refletir sobre o lado direito do sector defensivo do nosso Benfica. Nesta crónica, irei naturalmente ignorar Sébastien Corchia. Confesso que não desgostei do francês, que demonstrou ser bom jogador. Porém, não demonstrou ser superior a André Almeida, pelo que a opção de compra de 7M de Euros é demasiado elevada e, aparentemente, ninguém equaciona exercer. Excluindo então Corchia, o Benfica tem nos seus quadros 2 laterais direitos na equipa sénior – André Almeida e Ebuehi -, 1 emprestado – Pedro Pereira – e 2 jovens com algum potencial – Alex Pinto e Tomás Tavares -, excluindo portanto desta análise outros jogadores espalhados pelas equipas B, sub-23 e júnior que não têm reais hipóteses de pertencer ao plantel a curto ou médio prazo (Simon Ramírez, Tomás Domingos, Luís Pinheiro, João Ferreira, entre outros).

André Almeida é o patinho feio do 11 titular do Benfica. E, de facto, há alguma validade para que o seja. Numa equipa como o Sport Lisboa e Benfica, a titularidade sustentada de um jogador como Almeida é o rosto da mediocridade. Ainda assim, é inegável que André Almeida tem estado a bom nível, e sou capaz de dizer que há dois ou três jogadores no 11 base desta época que mereciam mais que ele serem catalogados como patinho feio (o que só exacerba o sentimento de mediocridade…). De qualquer forma, um jogador como André Almeida, com anos de casa, com experiência em momentos de glória e em momentos de decepção e perfeitamente integrado com os valores Benfiquistas faz sempre muita falta ao plantel. Hoje, André Almeida é subcapitão da equipa e duvido que alguma equipa fosse capaz de dar pelo 34 um valor monetário que chegasse sequer próximo do valor que o Benfica lhe dá. Por tudo isso, André Almeida tem de ser um intocável no plantel da próxima época e quiçá das seguintes.

Ebuehi é uma incógnita. Apesar de ser internacional pela seleção da Nigéria, chegou rotulado por alguns especialistas como um dos piores laterais da liga holandesa. Não obstante, até pelas suas características (tendencialmente ofensivas), pareceu ser uma aposta clara do scouting, que provavelmente acredita que num contexto de equipa grande o nigeriano pode resultar. Antes de poder ser posto à prova, infelizmente, Ebuehi lesionou-se gravemente e perdeu a época toda. Recuperar o comboio pode ser difícil, mas, dada a incógnita que o nigeriano já era antes e dado que agora é ainda mais uma incógnita face a esta lesão, não tem qualquer cabimento que ele fique com uma das vagas no plantel principal.

Pedro Pereira chegou ao Benfica como uma das grandes promessas do futebol italiano. Formado no CFC, saiu em 2015 para a Sampdoria e de lá, já com experiência na Serie A, regressou ao Benfica para se impor na equipa principal. Infelizmente, as expectativas saíram defraudadas, visto que mostrou muito pouco para quem tanto prometia. Assim sendo, foi emprestado este ano ao Génova, onde se impôs como titular. Apesar da classificação modesta na Serie A (atual 16º), o Génova parece satisfeito com o português, sendo que há rumores que pode avançar para a sua contratação. Caso não o faça, parece-me que talvez ainda seja cedo para desistir de Pedro Pereira, muito embora seja um risco muito grande dar-lhe um lugar na primeira equipa.

Benfiquista doente, Alex Pinto chegou ao Benfica em 2017, vindo da formação do Vitória de Guimarães. Apesar de prometer muito, ainda não deu o salto que se esperava, e já lá vão duas épocas de equipa B. Não tem qualidade suficiente para integrar a primeira equipa, mas, dado que só tem 20 anos, não é altura de desistir já dele. Ficar na equipa B também não faz sentido, dado que há miúdos talentosos para promover. Um empréstimo é o que faria mais sentido.

Por fim, resta Tomás Tavares. Tavares é um diamante em bruto. Os mais aficcionados pelo Seixal defendem que devia integrar já na próxima época a primeira equipa. Os mais moderados, nos quais me incluo, defendem que está ainda muito verde. Não podemos queimar demasiadas etapas na sua formação, dado o risco de desperdiçarmos tamanho talento, pelo que não convém equacioná-lo já para a primeira equipa.

Desse modo, é necessário ir ao mercado por um lateral direito também. Ora, na busca por um lateral é preciso ter em conta dois fatores. O primeiro é que André Almeida, embora não seja um craque superlativo, ganhou muito estatuto no balneário. Assim sendo, por uma questão de gestão de balneário, seria contraproducente contratar um titularíssimo que relegasse o 34 para o banco. Por outro lado, o segundo fator a ter em conta é que não é aceitável contratar alguém que seja inferior a Almeida porque, se já é discutível que ele chega para titular do Benfica, então um jogador declaradamente inferior a ele não teria nível para jogar no Benfica. Por isso, pelo menos, tem que se contratar alguém que possa discutir a titularidade com Almeida, um jogador na linha de Corchia, por um valor que não seja significativo, porque há outras prioridades. Para contratar um projeto de lateral, vale mais apostar em Tomás Tavares ou Pedro Pereira, ao menos são de borla, e para contratar um jogador fraco, mais vale estar quieto.

Até ver, foram apontados ao Benfica três laterais direitos, Renzo Saraiva do Racing, Lucas Rosa da Juventus e Rafinha do Bayern. Destes, espero que o segundo não seja sequer uma hipótese real. Sobre Rafinha, eu diria que, neste momento, é mais nome que qualidade. Já não caminha para novo, e se no auge foi apenas um bom lateral, agora deve estar ao nível do ALmeida ou até pior. Assim sendo, não é uma hipótese que me agrada muito… Já o primeiro, se realmente estamos interessados nele, é porque o scouting acredita nele. Tem 25 anos, é internacional pela Argentina e pode ser eventualmente uma boa opção, embora eu não saiba muito sobre ele para opinar. À primeira vista, o que consigo dizer é que pelo menos tem um perfil que se enquadra naquilo que devia ser a nossa procura. Outra solução interessante seria negociar Corchia. O francês tem qualidade e teria a vantagem de já conhecer o Benfica e Bruno Lage.

Estou convicto que o Benfica vai ao mercado por um lateral direito. Não estou tão convicto que irei gostar da abordagem. Vieira parece ter muita estima por André Almeida e não me parece que vá contratar alguém para lhe tirar a titularidade, e então o meu receio é que contrate um jogador inútil à la Douglas, e que no fim fiquemos Almeida-dependentes. Seja como for, tudo isso é mera especulação. Dada a minha convicção, aguardemos por novos desenvolvimentos sobre este dossiê, que está longe de estar fechado.

Crónicas anteriores
* Guarda-redes: https://www.facebook.com/obenfiquistacritico/posts/1151036478412720/

Importa dizer que as crónicas foram todas escritas antes do jogo contra o Rio Ave, e desde então só foram feitos pequenos ajustes aos textos, de forma a que estes não fossem publicados já desatualizados, pelo que esta reflexão foi feita independentemente do desfecho do nosso campeonato.

Anúncios

One thought on “O plantel do Glorioso – Parte 2: A Lateral Direita

  1. concordo plenamente.

    sobre o ebuehi o ideal seria o empréstimo com opção de retorno em janeiro dependendo do desempenho.

    o tomas tavares precisa de um ano na b, para alem de já temos muitos jovens na equipa principal e não convém exagerar que depois não é bom para nenhum deles.

    na minha opinião o defesa a ser contratado deveria complementar o andre, ou seja ser um lateral mais ofensivo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s