Um inimigo chamado Global Media

Este post estava agendado para domingo, mas não quis estragar um dia tão bom com um tema destes. Mas passaram dois dias, e isto tem que ser dito.

Ilustro este post com a capa do jornal O Jogo de domingo passado. Nele, no canto inferior direito, é possível ler uma headline relacionada com o hóquei em patins, em rescaldo ao empate a 3 frente à Oliveirense. Lê-se “Árbitros salvam Benfica: golo limpo que dava vitória à Oliveirense não foi validado”.

Confesso que não espero imparcialidade de um jornal que pouco se esforça para ser imparcial. É público que o jornal O Jogo é afecto ao FC Porto, portanto, é normal que publiquem notícias cujo público alvo são os adeptos do Porto. Porém, confesso que me senti revoltado com esta headline, que serve claramente para alimentar um visão distorcida da realidade. O adepto desinformado lê e pensa que o Benfica é o grande demónio e que todos os rivais são vítimas deste demónio. Mas, quando se olha para a tabela classificativa do campeonato de hóquei, vê-se que o Benfica está arredado do título, sendo que este ponto coloca-nos apenas a 8 pontos da liderança e a 7 do terceiro lugar. Mais ainda, só há dois grandes beneficiados que este jogo tenha terminado empatado e não com triunfo da Oliveirense, e nenhum deles é o Benfica. É que caso a Oliveirense tivesse ganho, estaria neste momento no primeiro posto, com mais um ponto que Porto e mais dois que Sporting. Por outras palavras, este empate, para o Benfica, não passa de migalhas, sendo que os principais beneficiados são Sporting e Porto, uma imagem que a headline nada passa.

Como referi, não estou à espera que O Jogo seja um jornal imparcial. Nos comentários, coloco duas prints bastante recentes de conteúdos do jornal que já só fazem rir. Como li há dias, há que começar a encarar os conteúdos deste jornal que são anunciados como imparciais como encaramos os conteúdos que vemos na página Insónias em Carvão, porque para nós, Benfiquistas, só servem para rir. Não obstante, o desrespeito pela instituição Benfica que o grupo Global Media demonstra, com deturpações da realidade constantes sempre em prejuízo do Benfica que não são um acaso e que têm como propósito óbvio manipular a opinião pública, já merecia uma retaliação oficial por parte do clube. Há determinados órgãos de comunicação social que mereciam cortes institucionais de relações, mas o grupo Global Media excede qualquer limite do que é tolerável, pois também se assiste a algum anti-Benfiquismo em Media supostamente imparciais, como é o caso da TSF, Sport TV ou Jornal de Notícias. Para dar um exemplo, Freitas Lobo, habitué nos jogos do Benfica e Porto na Sport TV, referiu há poucos dias que, face ao ciclo positivo do Benfica, a mudança de Rui Vitória para Bruno Lage foi um acontecimento infeliz, não exatamente por estas palavras.

Para sumarizar, com este texto, não estou a expor nada de novo, muito pelo contrário, pois exponho uma situação que tem vindo a ser repetida vezes sem conta. O Benfica é sempre o mau da fita, tem de ser um alvo a abater, e um Benfica da fita é bom para a sociedade, é a mensagem subliminar que o grupo Global Media quer passar. Posto isto, se este grupo é declaradamente tão anti-Benfiquista, espero ansiosamente por uma reação do próprio Benfica. Até ver, viu-se pouco ou nada, mas esta é uma tecla que nós, adeptos, não podemos deixar de bater. Urge um corte de relações institucionais com este grupo, com tudo o que isso acarretar. Se querem ser anti-Benfiquistas, que o sejam, mas não se exija a nossa conivência, por isso, seria importante uma posição oficial. Senhores que mandam no Benfica, pela honra do Sport Lisboa e Benfica, façam isto acontecer.

Anúncios

9 thoughts on “Um inimigo chamado Global Media

    1. A culpa é do presidente, taliban? Pelos actos criminosos dos outros? E tu és culpado por crimes cometidos pelos teus familiares?
      A culpa é dos adeptos que alimentam esse grupo de Média. São os adeptos do Benfica que têm de tomar a justiça nas suas próprias mãos, sem lhes dar audiências nem dinheiro, e não a direcção do Benfica que está de mãos atadas!

      Gostar

  1. Esta é a minha teoria da conspiração e sou muito afecto a ela:

    A estratégia de comunicação anti-Benfiquista já tem décadas e começou desde os tempos da sport tv. A estratégia era ou impedir que a população tivesse acesso aos jogos do Benfica ou pagasse os olhos da cara pelo privilégio, numa tentativa de minimizar a presença do Benfica na consciência colectiva do país enquanto se inundava a televisão com propaganda portista (e umas migalhas para o sporting). Os roubos descarados e campeonatos oferecido ao porto somam-se num conjunto de frentes de ataque com vista a encolher a massa adepta do Benfica em favor da de outros (nomeadamente o Porto, mas sem dúvida que PdC e seus lacaios venderam a estratégia a outros clubes provincianos com a mesma óptica da “descentralização” que é hoje usada para ludibriar as mesmas províncias a deslocar todas as instituições do país para o Porto). Uma estratégia de atrito e que, nas ideações de quem a concebeu, só traria frutos no futuro.

    Passadas duas décadas, a estratégia revelou-se inútil; o Benfica continua o maior clube de Portugal, com mais sócios e com cada vez mais adeptos. E não foi por a estratégia correr mal. A estratégia correu às mil-maravilhas. O Benfica passou quase uma década a não ganhar nada, quase faliu, a massa adepta ficou tão desmoralizada que a velha luz só recebia um ou outro milhar de adeptos e a RTP liderava uma comunicação social que limpava e propagandeava a imagem do FCP.

    É então conveniente a pergunta: porque falhou?

    Porque havia esperança. Chamem-lhe fé, karma, o que quisessem, os Benfiquistas, por mais desmoralizados que estivessem, sempre foram eternos optimistas, de consciência limpa e certeza no facto de o Benfica ser o melhor e maior clube de Portugal, sem corrupção e defensor dos ideais do desportivismo.

    Demorou algum tempo, mas os suspeitos do costume entenderam um ponto fulcral: consciência limpa.

    E a estratégia mudou. A propaganda pró-FCP mantém-se, mas a propaganda anti-Benfiquista tomou um rumo mais agressivo. A reputação do FCP está irrevogavelmente destruída (e tenho quase a certeza que o típico adepto gosta da propaganda simplesmente porque sabe que um número suficiente de adeptos Benfiquistas fica enervada com a publicação de tamanhas desverdades), pelo que a única opção é fazer o Benfica descer ao mesmo nível: acusações de corrupção com manipulação de factos para dar azo a margem de manobra suficiente para especular que o Benfica _TALVEZ_ seja um clube corrupto. E é desses e outros “talvezes” de que nasceu o caso dos e-mails, vouchers e onde vive grande parte da comunicação social e “comentadores” desportivos: no místico mundo de Talvez.

    Liked by 1 person

      1. As melhores teorias são as que pegam numa mão-cheia de pormenores e tentam fazer sentido deles. É provável que metade do que conjecturei não tenha acontecido com os intuitos que atribuí e que eu esteja a confundir causa e efeito, mas se os comentadores avençados dos clubes rivais têm licença para deturpar factos e alimentar ódios em pleno horário nobre, então eu vejo-me no direito de deixar a minha mente derivar num blog do meu clube!

        Gostar

  2. resumindo o que tu queres dizer e bem é que compraram um árbitro para o jogo terminar empatado e de preferência roubando a Oliveirense para depois dizer que foi o Benfica o beneficiado quando é claro que são o clube do Apito Dourado e o Sporting Cashball de Portugal

    Gostar

  3. Vou só lembrar no ano que nos ROUBARAM um golo limpinho que nos dava o campeonato nao se falou em nada caros Benfiquistas, nós seremos os ROUBADOS e os outros falam do Calabote, a INVEJA é a arma dos INCOMPETENTES.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s