Podia ser só um caso de aproveitamento do Benfica, mas deve ser muito mais grave que isso…

Ontem saiu na imprensa mais um email, onde ficava mais ou menos claro que o casamento da filha de Domingos Soares Oliveira foi faturado ao Benfica. Partilhei a notícia, mas não lhe dei a devida atenção ao assunto, algo que faço hoje.

Mas comecemos pelo princípio. Pois bem, para o cidadão comum que não percebe o que fez Domingos Soares de Oliveira, aconteceu uma de duas coisas. A primeira hipótese é o Benfica ter pago o IVA do que foi facturado, e nesse caso o Benfica foi extorquido por parte de DSO. A segunda, que me parece mais provável, é DSO ter usado o Benfica para não pagar IVA. Sobre esta segunda hipótese, o Coluna Vermelha escreveu um excelente artigo onde explica esta engenharia financeira melhor do que eu seria capaz de o fazer – https://www.facebook.com/ColunaVermelha/photos/a.845073972175854/2445425572140678/ . Qualquer que seja a hipótese real, é um facto que um funcionário que recebe centenas de milhares de euros por ano do Benfica escudou-se no mesmo em proveito próprio.

Domingos Soares de Oliveira reagiu rapidamente às notícias. Confirmou o que saiu na imprensa e afirmou que é prática comum no Benfica. Afirmou ele que foi um adiantamento de vencimentos futuros. Importa dizer que, à primeira vista, a segunda hipótese supramencionada não parece incompatibilizar-se com as declarações de DSO, e, essa hipótese ganha contornos mais realistas, se pensarmos que o salário e as posses de DSO devem ser mais do que suficientes para pagar o casamento à filha, sem recorrer a “empréstimos” do Benfica. E, confirmando-se esta hipótese, tal é muito grave, pois significa que o Benfica está a servir de escudo para práticas pouco éticas de altos funcionários do Benfica, pelo que me entristece muito que haja tão pouca censura feito por parte do adepto Benfiquista comum.

Se os dois parágrafos anteriores já são graves e tristes per si, é importante analisar a big picture. Aquilo que saiu ontem foi mais uma evidência a suportar a teoria cada vez mais forte de que existe informação pessoal sobre Luís Filipe Vieira e sobre outros elementos da direção do Benfica nas mãos de representantes dos rivais, que os deixa reféns dos mesmos. Se esta teoria for uma realidade, os muitos actos de gestão absolutamente vergonhosos e incompreensíveis que aconteceram ultimamente ganham uma explicação. A manutenção de Rui Vitória, depois deste ter sido despedido, com base numa suposta luz, é uma das decisões mais estúpidas que um dirigente Benfiquista alguma vez tomou, sendo que os contornos ganham dimensões mais surreais quando deixa em xeque um presidente que é exímio na promoção da sua sobrevivência. Por outras palavras, foi uma decisão tão estúpida que até para Luís Filipe Vieira parece estranha. E mais exemplos recentes existem, como foi o ataque ao pentacampeonato com Bruno Varela, et cetera.

O episódio de ontem, como disse, foi mais uma evidência desta teoria. Analisando o timing, esta notícia sai dias depois do Benfica anunciar que vai fazer uma exposição a reclamar das arbitragens absolutamente vergonhosas das últimas semanas. O sinal parece ser claro: se o Benfica se continuar a mexer e a indignar muito, sai a público informação pessoal muito sensível dos dirigentes do Benfica. Mais ainda, vejam quem é a autora da notícia original: Tânia Laranjo, uma das faces mais visívieis da campanha de intoxicação anti-Benfica. Ora, obviamente, a divulgação desta informação não interessa aos dirigentes do Benfica. Em bom rigor, também não interessa aos dirigentes rivais, que assim continuam a controlar Vieira e amigos, caso contrário, já teria saído para a imprensa há muito tempo. Por isso, nós, adeptos do Benfica, os únicos verdadeiramente interessados, infelizmente, continuaremos a assistir a este espectáculo deprimente em que a marca Benfica é arrastada na lama.

Sumarizando, fica por provar inequivocamente que Vieira tem tomado decisões absolutamente sabotadoras ultimamente porque os rivais, como diria o povo, o têm preso pelos tomates. Porém, são cada vez mais as evidências para tal apontam. Para Vieira, o Benfica é um escudo excelente. Já os nossos rivais não se importam que Vieira fique cada vez mais fragilizado no poder, pois a queda de Vieira e a sua substituição por um presidente mais Benfiquista é um risco que se tem que tomar dado o estado lastimável das suas contas. Aos Benfiquistas, só resta uma solução: trocar de presidente o mais rapidamente possível. Caso contrário, em breve, todo o trabalho feito nos últimos 10 anos será deitado pelo cano abaixo, e o Benfica corre sérios riscos de ver reeditados os anos 90.

Anúncios

One thought on “Podia ser só um caso de aproveitamento do Benfica, mas deve ser muito mais grave que isso…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s