E depois de Basileia, onde está a humildade?

Esta crónica tem como alvo particular Rui Vitória, porque foi ele o protagonista neste episódio. Porém, são também alvos todos aqueles que acham que a exigência não se cultiva e que momentos maus com causas internas devem ser curados com palmadinhas nas costas. Não! Momentos maus com causas internas devem ser curados com reconhecimento dos erros e com chamadas à razão a quem de direito.

A 27 de Setembro do ano passado, enquanto Benfiquista, vivi um dos mais humilhantes episódios de que me lembro. Não foi só a goleada, foi a forma como foi consentida, contra talvez o pior Basileia da última década. Dissecar a exibição da equipa as opções do treinador, como a titularidade por decreto de Luisão (esteve ligado a 4 dos 5 golos), deixo para outros o fazerem. A crítica de hoje é fácil de explicar e vai para o insulto que Rui Vitória (não) proferiu. Após o jogo, não se assistiu a um único pedido de desculpas por parte de Rui Vitória. Já se passaram uns meses, mas cada vez que a memória deste jogo surge, é impossível não ficar exaltado.

Depois de tamanha humilhação, não devia haver outra reação possível. Uma das maiores virtudes que costumam incutir em Rui Vitória é a sua humildade. Pois bem, neste dia, depois de várias declarações em que perder 5-0 contra uma equipa muito inferior pareceu a coisa mais natural do mundo, não há como não pôr em causa esta sua virtude.

Enquanto Benfiquistas, que saibamos incutir exigência, pois quando o deixarmos de fazer, rapidamente entraremos numa espiral negativa de conformismo que será muito perigosa para a mentalidade do clube. Porque não se esqueçam: Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. Weak men create hard times.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s